sábado, 6 de fevereiro de 2010

Mais Panamá!

Esse é um post complementar ao que escrevi anteriormente sobre o Panamá. Essa semana estava buscando informações sobre a parte sul (para o caso de eu resolver aparecer por lá denovo, conhecer o canal, coisa e tal) e percebi que há pouquíssima coisa a respeito, então achei justo dividir alguns detalhes com vocês.

* Bem, em Colón há uma zona franca, o que faz do Panamá o "Paraguai" da América Central. Aqui na Costa Rica por exemplo, conheço um motorista que também é muambeiro de plantão; sempre que dá, vai ao Panamá e volta com a van cheia de birita, tênis e eletrônicos. Quase a metade do preço daqui.

* A moeda é a Balboa Panamenha, além do dólar americano. Mas a parte louca é que uma balboa é igual a um dólar. O papel moeda utilizado é dólar (nota de Balboa no ecsiste!) e circulam moedas de cents de dólar e de balboa, sendo que o padrão de tamanho e valor é o mesmo (um quarto de balboa, dez cents...). Uma confusão! Mas no fim dá tudo na mesma...

* A língua oficial é o espanhol, mas, pelo menos na região de Bocas Del Toro, quase todo mundo fala inglês... JAMAICANOOO! Pensa num trem difícil de entender!

Isla Colón, Bocas del Toro

* Tudo é mais barato, comparado à Costa Rica. Até mesmo em Bocas que é hiper turístico. Afinal, não é em qualquer lugar que se paga US$0,90 por uma lata de Guinness...

* Essa eu duvido que você sabia... Antes de construirem o Canal, o Panamá era parte da Colômbia, ou melhor, "Grã-Colômbia". Como a região tentava, tentava, mas não conseguia sua independência, apareceram os bacanas dos americanos pra dar uma "mãozinha" em troca (claro!) da concessão para construirem o canal. Aí cortaram o cordão umbilical de vez! Eu não sabia... E acho que todo mundo deveria estudar história e geografia na prática. É tão mais legal!

*Um chapéu panamenho custa US$ 15,00 hahahaha. Eu não comprei, aliás, nesse dia eu só sosseguei depois de achar um vestido (pink por US$ 12,00) pra salvar (quase literalmente) minha pele queimada. Foi difícil achar algo decente... roupa naquela região é de qualidade duvidosa. Assim, logo que achei, coloquei minha velha roupa na sacola e saí toda cor-de-rosa da loja com a etiqueta pendurada e tudo. Usei o vestido à noite e no dia seguinte. Era a única coisa que não me incomodava.

* Há um ônibus bom que faz Costa Rica Panamá (San José/Cidade do Panamá) por US$ 35,00 (Tica Bus). Para ir à Colômbia, não existe um serviço de transporte formal, mas é possível negociar com o pessoal que tem barcos e lanchas privadas que fazem a travessia. Preço, só estando lá pra saber. E eu não gostei disso.

Bem, gente, de novo, curti muuuuito essa viagem ao Panamá e super recomendo! (ainda tô descascando pelo sol lascado, mas valeu!) América Central é mara!

Nenhum comentário:

Postar um comentário