quinta-feira, 24 de junho de 2010

Por que os franceses são magros??


Não que não exista gordo por aqui. Existe sim. Mas o que sempre deixou todo mundo com a pulga atrás da orelha é o fato de que deveria existir muito mais se levarmos em conta que a maioria dos pratos franceses são ricos em gorduras saturadas, açúcares, laticínios, ou seja: tudo que é bom e engorda! Como eu já vi diferentes (e inúmeras) tentativas de explicações formais sobre o assunto, concluo que não haja uma resposta correta. Sem blábláblá, a verdade é que:


1)      A comida é cara. Aqui não se produz nada pra comer, então a conta do supermercado é um absurdo. Sendo assim, os franceses procuram coisas mais em conta pra passar o tempo do que comer, como passear pelos parques, tomar café e ler um livro...

2)      Eles gastam muita energia indo de um banheiro ao outro pra fazer suas necessidades (no toilette) e depois lavar as mãos (na salle de bain). (vide post em que falo dos banheiros)

3)      Eles fumam muito.
4)      O pão francês emagrece. Aqui come-se mais pão do que toma-se água.

5)      Eles andam muito de bicicleta;

6)      Os queijos franceses também emagrecem!


Brincadeiras à parte, (não que quase tudo isso não seja verdade) realmente estou intrigada. Até EU já emagreci aqui à base de pão, queijo e nutella! A única coisa que observei que realmente faria sentido (mas não isoladamente) é que se come com muito menos sal. Teoricamente. A comida não é tão temperada e, por isso há sempre um saleiro à mesa que, diga-se de passagem, é bem utilizado!


Bem, enquanto não encontro a “verdade”, continuo tentando... e comendo... e tentando...

4 comentários:

  1. To vendo a possibilidade de transformar este fato em uma dieta famosa aqui no Brasil. (risos)

    ResponderExcluir
  2. Aí, aí, e eu aqui a base de sopa e nada de perder uns quilinhos. Tragédia!
    Bjim
    Fer

    ResponderExcluir
  3. hahahah pois é! Mas é um mistério mesmo.. estou começando a elaborar outras teorias...

    ResponderExcluir
  4. Os queijos não emagrecem. Alimentos sem gorduras são ricos em açúcares. Seu corpo necessita de gordura. Fica satisfeito e evita açúcares,que são o verdadeiro mal. 11,3% é a taxa de obesidade na França. Gorduras são naturais, açúcares não. Tudo artificial é ruim para o organismo. Os franceses são tradicionais nos costumes alimentares. É bom lembrar disso.
    Aprende um tanto bom com um artigo sobre o livro do Dr.Will Clower: A NÃO-DIETA DOS FRANCESES
    Recebi por e-mail esse artigo que foi escrito por Willersen Antonio da Silva.
    Procurem na internet. Infelizmente não achei o site de origem. Mas nesse blog há uma parte do artigo: http://emagrecereatitude.blogspot.com/2009/09/dieta-dos-franceses-dr-will-clower.html
    Um abraço

    ResponderExcluir