sexta-feira, 18 de junho de 2010

Povo estranho...


Eu sempre achei que com essa globalização toda, muitos dos costumes que a gente ouve sobre outras culturas estivessem extintos, principalmente no que diz respeito aos costumes ocidentais. Porém, desde que cheguei aqui na França, tenho tido alguns choques culturais; coisas que eu pensava que só occoriam  ali pelos anos 30, ou que eu tinha certeza de que era papo furado, ou que eu simplesmente nunca tinha ouvido falar. 

Eis algumas coisas que me pegaram de surpresa:

Banho
Sim, francês toma banho. A frequência? Bem, aí é outra história. Normalmente é um por dia (mais ou menos, mais pra menos do que pra mais). Mas, sinceramente não encontrei nenhum fedorento, ou que pelo menos aparentasse ter uma higiene duvidosa. O clima ajuda, né, bem? Você toma banho toda hora quando faz frio??

Banheiro
Para mim, até agora foi o mais intrigante. Nas casas, normalmente existem dois banheiros: a "salle de bain", onde se toma banho, escova-se os dentes, etc, e a "toilette", onde fica a privada. Isso mesmo... é um cubículo com uma privada. Sem pia! A pia fica na "Salle de bain". Pra piorar, esses cômodos não ficam um do lado do outro. Tipo, uma coisa não tem nada a ver com a outra.!Dadas as evidências, eu cheguei à conclusão de que eles não lavam as mãos depois de usar a casinha. Claaaro que eu perguntei e óóbvio que me disseram que lavam a mão sim! Duvido. Mas é melhor não discutir.

Só sei que é uma função fazer o serviço em um cubículo e ir lavar as mãos em outro, quando não tem as toalhinhas umedecidas(que por sinal eu acho uó). Na primeira semana eu entrei umas três vezes na "salle de bain" pra fazer xixi... Raiva.

Outra coisa: Não tem lixeiro na "casinha"! O que fazer com o papel higiênico? O que você não pode fazer aí: jogue no vaso e dê a descarga! 

Espirro
Espirrar é pecado. Se fizer isso na frente dos outros, peça desculpas imediatamente! Vejo nego segurando espirro aqui. É sério! 

Beijinhos
Sei que aí no Brasil a quantidade de beijos no rosto para cumprimentar alguém varia de acordo com o local. De onde eu vim (Rondonópolis-MT), normalmente é  um só, mas pode variar também de pessoa pra pessoa. Aqui são dois. Rigorosamente dois. Ou um aperto de mão cordial quando não se tem intimidade. Mas, se há intimidade, dá-lhe beijo! Homem com mulher? Dois beijinhos. Mulher com mulher? Dois beijinhos. Homem com homem? Dois beijinhos. Um monte de gente na sala e você acabou de chegar?? Dois beijinhos em cada um! Na chegada e na saída, claro!

Refeições
Os franceses consideram a hora da refeição muito importante. Todos devem partilhar, conversar, enfim, participar. E esses momentos são recheados de rituais, pratos, talheres, etapas... É tanta coisa que vou fazer um post todinho dedicado a isso.

Formas de tratamento
Adoro! É mais ou menos aí que se resume ou se vê mais claramente a politesse francesa (que cá entre nós, ainda é um exagero). Se você conhece a pessoa, pode chamar de tu, incluindo mãe, pai, vó, papagaio... É sinal de intimidade. Se você não conhece a pessoa e essa pessoa não é uma criança, não importa quem seja, ela tem que ser chamada de vous e ser muuuuito bem tratada.

Precisa ver a rasgação de seda que é ir a um restaurante, por exemplo! Ou mesmo um café, não precisa ser nada fino. É um tal de monsieur pra cá... mademoiselle pra lá. Um nojo! Eu sempre acho que eles estão atuando e eu assistindo e a qualquer momento eles vão começar a falar normalmente. Agora, nada se compara à sensação de chegar no recinto acompanhada e o garçom atender o casal com um sorriso no rosto dizendo: "Bonjour monsieur-dame". Fico me achando né...

10 comentários:

  1. hsuahsashuashau, legal :)

    quero ir estudar na Franaça, mas acreditava que as "frescurinhas" já havia sido deixados de lado há anos shauhsuahs

    ResponderExcluir
  2. Ahh, eu irira sofrer muito com as "frescuras dos espirros", minha rinite, sunite e todos os "ites" não me permitem conviver com uma cultura que considera o espirro, quase um pecado capital... rsss
    Bjs
    Fer

    ResponderExcluir
  3. Para mim a Paris é a cidade mais mal educada e nojenta do mundo, existem nojeiras mundo afora que se vê... mas aqui em Paris são escondidas e não sei de onde tiraram a ideia de que Paris é a cidade luz. é so da uma volta que se percebe que é um lixo, salvo as regioes mais centrais. Experimente ir mais afastado... Sinceramente é puro marketing...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é o lixo do luxo... gente porca, mal educada e com falta de respeito.. se puder deixo minha recomendação, de apenas por questoes de conhecimento de vida, é conhecer a torre eiffel e ir embora.
      Jamais voltarei.

      Excluir
  4. Legaql saber que você é aqui da cidade de Rondonópolis MT, mostrando as diferençãos emtre os países

    ResponderExcluir
  5. Ahaha... Adorei o post.
    Estudo francês e conheço gente que já passou tanto mico por causa dessas frescuras na França xD
    Espero ir lá um dia conhecer ^^
    Abraço!!

    ResponderExcluir
  6. aaaai que delícia! Eu vou pra Paris em Maio... me diga uma coisa, eles são chatos mesmo? Tratam mal? Porque tem gente que diz que eles são um nojo só com estrangeiros...
    A comida é muito cara? Tem lojas pra fazer compras barata?

    Desculpa esse montão de perguntas, mas eu preciso aproveitar a oportunidade! Estou muito ansiosa *-*

    Beijss!

    ResponderExcluir
  7. Giuliana, demorei, mas ainda há tempo, né?
    Ainda não posso escrever sobre Paris, pois conheço somente o sul da França e moro em Bordeaux. Aqui eu sinto as pessoas bem frias no começo, mas se você ultrapassa essa barreira do início, as coisas mudam bastante.
    Sobre estabelecimentos comerciais, (q penso que é com o que vc deve se preocupar) neles as pessoas não tem muita boa vontade mesmo em falar outro idioma além do francês... isso é verdade!
    Em restaurantes sempre fui muito bem tratada, mesmo estando sozinha (sem o namorado francês);
    Comida é relativamente cara. Mas compras, principalmente de roupas vale muito à pena!
    Agora uma opinião ainda sobre o "tratamento" em restaurantes e afins, q em Paris pode mesmo não ser mto bom pois é o que escuto direto (até mesmo de gente daqui do sul): Não deixe que isso influencie a magia da sua viagem, pois com certeza vc verá coisas lindas! E pra qualquer garçom que possa vir a te tratar mal... Filosofia Lady Kate: To pagaaaano!!

    ResponderExcluir
  8. Olá! Adorei o blog, principalmente os seus textos, informais e engraçados, rsrs. Sou apaixonada pela França e por toda a sua cultura, nunca estive lá, AINDA. Tenho paixão pela parte sul da frança, região da Provença, acho tudo extremamente romântico e bucólico, muitas flores, cores, vc conhece esta região? Quando vem o próximo post?
    um abraço!
    Bel
    http://floresefirulas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir