sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Embarque nesse carrossel...

Gente... é igualzinho! Quando bati o olho nos uniformes dos alunos da escola de Vilarreal pela primeira vez, lembrei da novela Carrossel. E toda vez que chego ao portão da escola aquela musiquinha chata entra na minha cabeça.
O pior é que tem uma menina loirinha no quinto grau toda Pati e uma gordinha que sempre está de Maria-chiquinha e ou está comendo ou está pedindo pra ir à cantinha comprar algo.
O sistema educacional da Costa Rica é interessante... Na “escuela” existem sete níveis:
=>Kinder (o nosso pré) = uniforme azul celeste. Vestido para meninas e camisa e shorts para os meninos. Tudo azul. E as menininhas usam meias azuis com sapatilhas pretas. Uma graça!
=>Primeiro a quinto graus = Meninas: Camisa Branca, saia de pregas azul marinho e sapatilha preta. Meninos: Camisa branca, calça azul marinho e sapato social.
=> Sexto grau = O mesmo uniforme dos graus anteriores, mais uma gravata vermelho-sangue. Inclusive para meninas.
Existe uma turma de cada grau por período (ex: Primeiro A de manhã e primeiro B à tarde), sendo que uma semana o Primeiro A vai pela manhã e na outra semana vai pela tarde. E isso vale para todos, ou seja, todo mundo se lasca. Aqui não tem essa de neguinho dizer “esse ano posso dormir até tarde porque estudo no período vespertino!”.
Terminada a “escuela”, os alunos que estavam usando gravata vermelha vão para o “colegio”, para mais 6 anos. Aí lasca tudo de vez. Período integral, com 14 matérias (incluindo francês e psicologia, tá...).
Ah, e o uniforme para o colégio é camisa azul celeste e calça azul-marinho. As meninas também tem a opção de usar saia de pregas e sapatilhas até o último ano...

Um comentário:

  1. velho isso ñ escola.......
    coitados do alunos......
    mas e melhor do aqui.....

    ResponderExcluir