sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Quero pão!

Tem uma coisa que eu comi aqui e não gostei: a sopa. Maria me disse que é uma sopa tradicional de Guanacaste e que sempre se toma aos domingos (creio que como nosso frango de padaria). O negócio, é que a tal sopa é meio sem sal, um negócio meio aguado. É feita com legumes (cenoura, batata, vagem e chuchu) e coxas de frango inteiras. Os legumes também são cortados em pedaços enormes (rodelas de cenoura com uma polegada de espessura e chuchu cortado de comprido em quatro partes, com casca e tudo). Ah, e um punhado insignificante de macarrão. O cheiro é ótimo, mas o sabor deixa a desejar, assim como a aparência (como o frango é cozido junto com os legumes, aquela coxa branca no prato não fica muito apetitosa). Agora, a parte mais bizarra, é que a sopa é servida com arroz. Eu amo arroz, mas daí já é demais né! Furei a tradição e ignorei o prato de arroz e tasquei molho lizano e sal. Deu pra comer.
Tirando isso, o resto é ótimo. Comi pizza em dois lugares (pizza hut em uma pizzaria de forno à lenha) e estavam perfeitas, crocantes... Fui ao Subway também e provei um burrito que recomendo: tortilla (a massa) de tomate, frango teriake, alface, picles, queijo amarelo e molhos de “cebolla Dulce” + Chipotle. Fiz um combo e pedi uma tortinha de maçã. A melhor! O Mc Donald’s deveria pegar a receita. E eu deveria ganhar uns troco do Subway por postar isso aqui, aff. Liga não... to com fome.
Então, A grande maioria dos restaurantes de Tamarindo é de culinária internacional, mas sempre com várias opções de pratos mexicanos. Aqui em Vilarreal (onde moro, um distrito que sonha com a independência de Tamarindo) há restaurantes menores, mais simples, com comida caseira, i.e.: arroz, feijão, carnes, tacos, o que como em casa (dã!). Descobri que há três sushi bares em Tamarindo e Kana (uma colega japa) me disse que um deles é excelente e barato. Obóvio que vou lá semana que vem.
Tem uns quiosques aqui de uma rede chamada Mandarina. Amei! Vendem sorvetes, raspadinhas com sucos naturais e coisas com frutas frescas. Por ¢ 1.700,00 (uns R$ 5,00) você come uma salada de frutas com sorvete que é dos deuses! E, vai por mim, é um almoço.
As pessoas aqui não comem muito chocolate. Isso é uma reclamação geral na escola, pois não há muitas opções nos mercados. Creio que seja porque não se produz chocolate aqui (só se encontra marcas como Cadbury, Hershey’s, etc e em pouca variedade), o que é engraçado, já que a Costa Rica é um grande produtor de Cacau.
Também não se consome muito pão. Só vi uma padaria (e francesa) até agora, no centro de Tamarindo. No mercado que fica perto de casa (um dos maiores) só tem uma tendinha com pães doces e rosquinhas. O único tipo de pão fresco salgado que tem é um bengala esquisito. Terei que apelar para os empacotados da vida (Bimbo e afins). É pacabá, mas estou com saudade do pão do Favorito. E do pão do Modelo. E do pão da minha mãe. E do da Tere. Quentinhos... com manteiga Comajul e um copão de leite com Toddy! hahaha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário