quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Loucura, loucura, loucura!

Gente, antes de contar minha experiência de ontem, algumas coisinhas que eu esqueci de postar:
*Realmente não existe exército na Costa Rica. No caso de uma invasão ou algo do gênero, é o exército americano que entra em ação. Os Estados Unidos são também o principal parceiro comercial do país;
*Os costa-riquenhos são tão fanáticos por futebol (ou até mais) quanto os brasileiros;
*Tomei mais sol de um lado. Meu ombro esquerdo está descascando;

Agora sim. Ontem foi um dia no mínimo interessante. Acordei cedo pra tomar café, enrolei um pouco e fui pro ponto de ônibus. Compensa andar de busão pq é muito mais barato, vc não passa muito tempo dentro dele e nunca está lotado. O engraçado é que não há catraca ou cobrador. É o motorista mesmo quem recebe a grana e põe tudo numa caixinha q fica aberta. Você entra e pergunta quanto é. Ele pergunta onde vc vai descer, aí sim diz o preço.
Cheguei na EF, fiquei morgando um tempo na piscina... começou a chover. E eu na piscina. Deu a hora do almoço (eu com muita fome)e a chuva só aumentava. Quando a chuva parou (um pouco) fomos (as duas Katharinas e eu) ao centro almoçar. As 3 azuis de fome. Eu bati uma pizza sozinha (acho que do tamanho da broto nossa.. pra uma pessoa e meia) e depois não conseguia nem andar direito. Detalhe: tínhamos aula de surf às 3 da tarde.
Quando chegamos ao estúdio de surf parecia que tínhamos levado uma surra. Já encontrei dificuldade no começo, ao carregar a prancha até a praia. Pois bem. Deitamos as três pranchas e sentamos na areia pra ouvir o instrutor explicar em terra o que deveríamos fazer na água. É o seguinte: você deita na prancha, barriga pra baixo, pés juntos e peito levantado e começa a remar. Remar sem água não é fácil. Depois, quando chega a grande hora, você apóia as duas mãos no meio da prancha, levanta um pouco o corpo (sem usar os joelhos), posiciona o pé de trás (pra levantar de vez) e depois o da frente e faz pose de pantera (Charlie's angel). Na terceira tentativa eu consegui ficar de pé bonitinho.
Aííí a gente foi pra água. Cordinha da prancha amarrada no tornozelo. Prancha debaixo do braço quando estiver no raso, depois você já coloca ela deitada na água. Aí começam a vir as ondas grandes. Mas é só levantar um pouco a frente da prancha e dar um pulinho, que tá tudo certo. Depois, quando a água tava quase no pescoço, deitei na prancha (na segunda tentativa, pq na primeira, passei direto pro outro lado). Deitada na prancha, me ajeito de acordo com as instruções. Pé, ok. Peito, ok. Cuidadooooo! Hã? Olho pra frente e solto um grito quando vejo uma tsunami prestes a me engolir. Foi prancha pra um lado, corpo pro outro e água pra dentro. Eca. Devo ter tomado um copão de água salgada e nem tinha começado a surfar. Aí escuto uma voz (a mesma do cuidadooo) dizendo "estás bien?" Era o instrutor desgranhento que tinha me deixado sozinha à deriva. Mostro o dedo pra ele (o polegar, mas com entonação de dedo médio) pra dizer que eu tava viva.
Passado o susto, o instrutor começou a me dar dicas de como sentar na prancha pra pegar a próxima onda. Meu... eu não tinha pego nem a primeira! (quer dizer, ela me pegou!). E eu brava pq não queria mais instruções até colocar as primeiras em prática.
Deitei de novo na prancha e ele me virou (me posicionando de frente pra praia). e falou: "vamos salir en esta". Frio na barriga. Concentração. Remar, Mão no meio, pé direito, pé esquerdo, pose de pantera. Remar, Mão no meio, pé direito, pé esquerdo, pose de pantera. Acho que é isso. O instrutor interrompe meus pensamentos: "Remando!"
Ai meu Deus! Tá.. remar.. a prancha balançando. E agora numa velocidade... escuto a voz do instrutor de novo: "Up! Up!" Ahmeudeusdocéu! Como era mesmo? "UP!!" Mão, joelho, pé direito, pernas pra cima e mais um copão de água salgada pra dentro! e a prancha continuou rumo à praia, me puxando pelo tornozelo. Quando consigo ficar de pé o instrutor vem me dizer que não tinha nada que por o joelho na prancha. Como se eu pudesse controlar!
Mais umas três dessas e eu consigo fazer pose de pantera por uns dois segundos, até cair da prancha e ralar o joelho. Mas foi tããoo legalll! hauahuahaua
Voltamos pra escola de surf exaustas e debaixo de chuva.
Por increça que parível, eu quero ir de novo! Talvez daqui umas duas semanas quando meu corpo todo não estiver mais dolorido.
O que eu aprendi com o surf:
* É bom usar joelheiras;
* Meninas, sempre devem usar camisas de surf... de preferência de cor escura;
* Não coma uma pizza inteira antes de surfar. Na verdade, nem coma. A água do mar alimenta. To sem fome até agora;
* Antes de dizer que surfista é burro, tente surfar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário